sábado, 15 de janeiro de 2011

 
Dez Mandamentos para uma Boa Viagem

Dez Mandamentos para uma Boa Viagem

por Oliveira Fidelis Filho - fidelisf@hotmail.com


Um novo ano é uma viagem. Somos todos viajantes ou, como se diz, "somos todos passageiros, exceto o motorista e o cobrador". Entretanto, tenho pra mim que somos, também, condutores e cobradores desta viagem. Durante o percurso, há os que deixam o trem em alguma estação, pois possuem passagem para outras dimensões. Tornar a viagem prazerosa, emocionante, enriquecedora, depende de cada um. Entre os inúmeros guias de viagem, disponibilizo mais um, com dez mandamentos, que levo em minha mochila.
                                                                                          
 1. Viva um dia de cada vez

Viver um dia de cada vez é sinal de grande sabedoria. Significa perceber em cada novo dia uma nova oportunidade, um renascimento, uma nova era, um inigualável presente. Um bom viajante deixa-se encantar pelas curvas e retas do caminho, admira as montanhas e os vales. Ama o percurso mais que o destino, se faz presente no presente, sempre.

Um experiente viajante adquire sabedoria disponibilizada na riqueza de cada dia. Não sobrecarrega a bagagem com os ressentimentos do ontem ou com a ansiedade do amanhã. Livra-se constantemente dos excessos, do que sobrecarrega.

2. Ame-se e sinta-se correspondido

O amor a nós mesmos é como um exercício de alongamento para a alma.

O mestre Jesus sintetiza toda a Sabedoria em apenas dois mandamentos: "amarás a Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e ao próximo como a ti mesmo". No primeiro, o desafio é povoar o coração, a alma, o entendimento de amor a Deus, a Essência Elemental, ao Eterno Mistério, ao Criador. No segundo, o desafio é amar ao próximo, e isso a partir do amor existente em nós e por nós, pois ninguém pode dar o que não tem.

Na medida em que amamos a nós mesmos, transbordamos de amor pelo nosso semelhante. Quando não nos amamos, o que chamamos de amor geralmente não passa de posse, de apego, de trocas mesquinhas ou de atitudes movidas por complexo de inferioridade.

Diga sempre para você mesmo, para seu Self, para a essência divina que em ti habita: "Eu te amo". Gradativamente, você se sentirá correspondido, o amor transbordará para outros de forma abundante, incondicional e limpo.

3. Tenha um plano de saúde

Sei que existem muitos planos de saúde. Há os que cobrem consultas médicas, exames, diárias no hospital e até garantem remoção por helicóptero e avião. Isso, para mim, não é plano de saúde, é plano de doença motivado pelo medo. E o que tememos, isso nos sobrevém.

Entretanto, o viajante não sonha com diárias em hospital; prefere um bom hotel. Em lugar de deslocamento aéreo para um hospital, prefere praia ou montanha. Quanto a ficar em uma UTI entubado, prefere os canudinhos que o ligam a uma água de coco gelada, uma caipirinha ou coisa que o valha.

Por plano de saúde estou falando em noites bem dormidas, consciência tranqüila, vida harmonizada, alimentação saudável, exercícios físicos regulares, tempo para o silêncio, meditação e oração, bons relacionamentos, isto sim é plano de saúde.

4. Seja generoso em agradecer

A gratidão é como gorjetas que repassamos ao universo, torna o viajante simpático aos olhos do universo que por sua vez possui mais prazer em servi-lo. O universo acaba tendo um caso de amor com quem se move carregado da sedutora leveza da gratidão.

Quanto mais gratos, mais motivos para ser gratos.  A gratidão é a senha que permite o acesso aos tesouros da abundância; em contrapartida, a falta de gratidão e as queixas lamuriosas tornam as fontes de regozijo cada vez mais secas.

5. Transborde de alegria

Como brisa do mar em dias de verão, assim é a sensação vivida pela alma com o toque da alegria: puro deleite. É como o calor e o aconchego de uma lareira, sabor e aroma de um bom vinho, na companhia de quem se ama, em dias de inverno. Na viagem da vida a alegria é como usar roupas leves, sandálias nos pés, tendo as mãos livres. Viajar sem alegria é carregar uma mala sem alças; desconfortável até para quem apenas olha. Quem se alegra produz energia limpa, despolui o ambiente, descongestiona a estrada da vida.

6. Seja amigo de Deus

O viajante, amigo de Deus, não se sente culpado, amedrontado ou julgado. Para ele a idéia de céu e inferno não faz sentido, pois vive no estado paradisíaco da comunhão. Sente prazer em andar com Deus, em senti-lo partilhando sua viagem. Caminha em aceitação, segurança, confiança, íntima ligação. Conversa com a liberdade, leveza e cumplicidade de velhos amigos. Não se move por um código de moral e ética de religiosidade meritória e sim por livre, confiante e deleitável graça. Sabe-se amigo de Deus não pelo lugar que frequenta, crenças que defende, mas pela harmonia interna e externa que experiencia.

7. Adquira liberdade

Proclame sua independência em relação ao domínio de sentimentos menores tais como ódio, ressentimento, mágoa, raiva, ciúme, inveja, desejo de vingança. Aqui também faz sentido o grito de "Independência ou Morte", pois se não nos libertarmos das sombras, dos "demônios interiores", seremos sempre uma colônia do império das trevas. Conquiste a liberdade perdoando sempre, livrando-se das perturbações que a amargura é capaz de gerar. Nas estações de parada, no final de cada dia, não permita que o sol se ponha sobre sua ira.

Um bom viajante tem alma nômade, se encanta com os cenários, mas sem apego; sabe que está de passagem, tão somente.

8. Comemore as conquistas

Não espere grandes feitos para comemorar, até porque a grandeza de uma conquista depende do coração que sente e da forma como é vista. Fique atento aos detalhes, seja um garimpeiro de sabedoria e vá juntando o "ouro" existente em cada momento e acontecimento. E lembre-se: há ouro também na lama. Treine seus olhos para enxergar motivos de celebração sempre, adestre-os para que o ajudem a enxergar a Luz mesmo em meio às trevas e sejam agradáveis companheiros de viagem.

9. Viva sob a única Lei

Seja um viajante de posse do passaporte universal, carimbado com o Amor. Tal carimbo lhe dará acesso facilitado a lindos lugares visitados por poucos ainda. A Lei do Amor é o visto que lhe permite ser bem recebido em todas as dimensões e regiões do planeta e do universo. Refiro-me ao amor incondicional, pois se não for incondicional também não é amor. Não esqueça o Amor; sem ele a viagem perde a Graça.

 10. Mantenha limpo o coração

Limpe o coração, ele é o escritório da alma. Livre-se das tralhas guardadas nas gavetas dos pensamentos e dos sentimentos, torne seu espaço interno arejado e o mais clean possível. Livre-se dos arquivos mortos, dos quadros sombrios pendurados na parede da memória. Esvazie a lixeira onde estão depositados os ressentimentos.

Senhoras e Senhores, aqui quem vos fala é o "Capitão da Nave Mãe"... 

Tenham todos uma boa viagem!


Texto original no site : www.stum.com.br

3 comentários:

  1. Anderson...adorei meu amigo

    Bjs no coração . Paz e Luz para voce

    Aninha

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog!. Estarei sempre fazendo uma visitinha, e aproveitando as msgs maravilhosas que vc costuma compartilhar com a gente. Sucesso, amigo! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!! Tenho certeza que vai dar certo o blog. Bjsss

    ResponderExcluir