sábado, 22 de janeiro de 2011

Sublime perdão

Recebi por e-mail esta colaboração do meu amigo Samuel e, como tem tudo haver com o objetivo deste espaço, compartilho com todos...
Obrigado Sam!
*********************************************************
 
Na carta aos Hebreus 8.12, disse o Senhor: "Porque serei misericordioso para com as suas iniqüidades e de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais".
O Senhor Deus, criador dos céus e das terras e tudo que no universo há, na sua infinita misericórdia, Ele perdoa os nossos pecados, e das nossas iniqüidades e prevaricações não se lembrará mais. E nós, ínfimas criaturas, muitas vezes temos dificuldades para perdoar aqueles que nos ofenderam. Às vezes até pensamos e dizemos que perdoamos, mas não conseguimos esquecer os agravos que sofremos.  Enquanto estivermos lembrando com raiz de amargura no coração, é porque ainda não liberamos o perdão.
            Considere as palavras do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Mateus 6.12-15  Ele mesmo disse ao Pai: Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens, as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.
      O Senhor sonda os nossos corações,  Ele sabe perfeitamente que prostrar-se diante do Pai e rogar-lhe o perdão, é algo relativamente fácil. Mas tirar a mágoa do coração, perdoar e não se lembrar mais, já não é tão simples assim.  Por isso Ele, condicionou: Se perdoarmos aos homens as suas ofensas, receberemos do Pai, o perdão, porém, se não perdoarmos também não seremos perdoados.
No Evangelho de Mateus 5.43 a 46, disse Jesus: Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
A PARÁBOLA DO CREDOR INCOMPASSIVO
Nesta parábola, o Senhor Jesus, numa narrativa alegórica, compara o Reino dos céus a certo rei que quis fazer contas com os seus servos; e, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos.
E, não tendo ele com que pagar o seu senhor mandou que ele, e sua mulher, e seus filhos fossem vendidos, para saldar a dívida. Mas aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então, o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem dinheiros e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. Então, o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.   Ele, porém, não quis; antes, foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
Mas sabendo o seu senhor tudo o que se passara, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste, não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.  Assim vos fará também o Pai Celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.
No Evangelho de Mateus 18.21, 22, Pedro, aproximando-se de Jesus, disse: Senhor, até quantas vez pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe respondeu: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete.
 ********************************************************
Complementando...:

"Amarás indistintamente e perdoarás incondicionalmente..."

Amigos..., 
Em todos os escritos sobre Jesus, fica claro e transparente a mensagem que sempre repetiu por meio de suas parabolas:
- o amor sem limites e o perdão absoluto, para que possamos evoluir realmente, hoje e com vistas às vidas futuras!
Fica um pouco mais fácil de se entender como seguir esses ensinamentos quando conseguimos nos colocar no lugar da outra pessoa, tentar compreende-la, seus motivos, razões, ... para agir como está agindo.
Não seria muito bom, quando num momento de desequilibrio nosso, a pessoa ofendida fizesse isso por nós?
Jesus tambem não ensinou :  "faça ao teu próximo aquilo que gostaria que te fizessem?"
Fácil?  Realmente não, no nosso atual estágio de evolução...
Mas certamente não é impossivel!
Quem assistiu o filme Nosso Lar, lembra qual foi o primeiro remédio que Andre Luiz recebeu e compreendeu o sentido?
Um simples copo de água!
Com este "remédio" na boca, teve tempo para refletir muitas atitudes...
Vamos tentar experimentar este "remédio do perdão"!
Antes do impulso desequilibrado do revide ou vingança, tomemos um gole do santo remédio do perdão!
A opção é de cada um de nós!
Thank You

Nenhum comentário:

Postar um comentário