sexta-feira, 6 de maio de 2011

Para aplicar passe espírita é preciso usar roupa branca?

ESTUDO DE CASO II: PASSE ESPÍRITA

"Para aplicar passe espírita é preciso usar roupa branca? Pergunto isso, porque vejo muitas pessoas que se dizem espíritas aplicando passes vestidos de branco aqui no centro que frequento." Luiz Lindoval Cunha

Caro Luiz e demais amigos blogueiros, vamos esclarecer algo primeiro. O passe não é somente uma prática Espírita. Muitas religiões, seitas e mesmo terapias alternativas usam o passe como um dos seus mecanismos de cura, apesar de normalmente usarem nomes diferentes.
Basicamente, o passe envolve uma troca de fluidos (geralmente do médium e do plano espiritual para o enfermo), e não possui qualquer tipo de contra indicação, sendo sempre valioso nos diversos tipos de enfermidades e distúrbios, podendo ser aplicado em qualquer pessoa e de qualquer idade.
Mas para se ter maior eficácia, requer-se do médium hábitos sadios e atitudes cotidianas exemplares, baseadas na simplicidade, humildade e controle emocional. E do beneficiado, que eleve o seu pensamento e se ponha em atitude de fé verdadeira e que se disponha à cura mudando seu comportamento através da reforma íntima.
É muito importante a sintonia vibracional nessa troca de fluidos (entre o espírito auxiliar, o passista e o necessitado) para que a freqüência miraculosa do amor se estabeleça e se cumpra a sua função fraternal.
Há três tipos de passes: os espirituais, os magnéticos e os mistos. Nos primeiros, os fluidos são predominantemente dos Espíritos; nos magnéticos, recebem influência dos fluidos do magnetizador; e nos mistos, há uma espécie de equilíbrio entre as duas fontes de fluidos.
Os passes geralmente devem ser ministrados nos Centros Espíritas, mas dependendo das condições morais/ espirituais dos envolvidos na prática, é possível se realizar podendo ser aplicado em qualquer local, a qualquer hora.
Respondendo, agora, a sua dúvida, não há necessidade alguma de usar roupa branca para aplicar passes. Companheiros de outros conhecimentos espiritualistas, como os irmãos umbandistas, porém, acreditam na eficácia da transmissão de fluidos, por meio do passe, usando roupas brancas, rituais, danças, incensos ou qualquer outro tipo de objeto ou prática exterior.
Os espíritas que estudam seriamente o Espiritismo acreditam apenas na prática do amor, da caridade, da boa vontande, da disciplina e de todos os demais bons sentimentos, aliada à coerência doutrinária e ao respeito às orientações de Allan Kardec e da Federação Espírita Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário