sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Reforma Íntima Sem Martírio



"Segundo a ideia falsíssima de que lhe não é possível reformar a sua própria  natureza, o homem se julga dispensado de empregar esforços para se corrigir dos defeitos em que de boa vontade se compraz, ou que exigiriam muita perseverança para serem extirpados."
(Hahnemann - Paris, 1863 - O Evangelho Segundo Espiritismo)


Em que ponto da evolução nos encontramos ?

"Pergunte a um aprendiz espírita de larga vivência doutrinária se tem noções claras sobre a origem de sua reencarnação; indague-se, de outros, se conhecem os objetivos essenciais de suas metas reencarnatórias, ou ainda consulte-os sobre o que esperam para si depois do trespasse carnal! Quase sempre ouviremos respostas evasivas, próprias da infância espiritual que ainda assinala nossa caminhada rumo à maturidade.
De onde viemos, para onde vamos e a razão da vida no corpo quase sempre são apenas informações sem aprofundamento. Nem sempre conhecer os aprofundamentos filosóficos significa conscientização. Temos noção de espiritualidade, compete-nos agora construir o caminho pessoal de espiritualização, proceder à aquisição das vivências singulares, únicas e incomparáveis, estritamente individuais a que somos chamados na linha do crescimento e da ascensão.
Conhecemos as bases filosóficas, falta-nos saber filosofar, aprender a pensar, tornarmo-nos agentes transformadores de nossa história.
Isso é educação!


Discípulos sem conta, tomados de ilusão e personalismo, acreditam serem depositários de virtude e grandeza, tão somente, em razão de possuírem alguns chavões espíritas para todas as questões que tangenciam os problemas humanos. Utilizando-se de reencarnação, mediunidade e todo o conjunto de fundamentos filosóficos, postam-se como decifradores circunstanciais de enigmas da vida alheia, entretanto, nem para si mesmo possuem suficiente esclarecimento na edificação da paz interior. Não aprofundam nos dramas íntimos que carregam em si próprios, quando então são compelidos pela dor e pela frustração diante do labirinto de seus problemas, a pensar e repensar as suas lutas.


Renovação é trabalho lento e progressivo, sendo que isso não significa morosidade ou estacionamento em desfavor a si mesmo.
Crenças enfermiças tem tomado conta da vida mental de muitas criaturas que se permitem acreditar não serem capazes de vencer-se.
Imprescindível elastecermos noções sobre o estágio em que nos encontramos, para administrarmos com mais sabedoria e equilíbrio o conflito que se instala em nosso íntimo entre o que devemos fazer, o que queremos fazer e o que podemos fazer.
Em verdade, apenas iniciamos o serviço de auto-aprimoramento. O trajeto das poucas conquistas que amealhamos foi realizado, preponderantemente na horizontalidade dos valores cognitivos.
Somente agora damos os primeiros passos para a verticalização em direção às habilidades da consciência de si no terreno dos sentimentos.
Mas ainda existe muita vertigem provocada pelo orgulho em razão de nossa pouca competência em nos auto-avaliar. Em muitos de nós, nos labirintos doutrinários, se esconde o desejo infantil de tomarmos de assalto a angelitude instantânea.

Desejando santificação, muitos aprendizes da Nova Revelação descuidam de pequenas lições educativas da ascensão passo a passo, vivendo uma reforma idealizada e não sentida.
Entre a angelitude e a hominalidade existe a semeadura fértil da humanização.
Reforma íntima é o serviço gradativo da instauração das virtudes celestes e a aquisição da consciência desse tesouro, o qual todos somos convocados a tomar posse perante a lei natural do progresso.
Isso requer a capacidade de criar o bem em nós mesmos pela fixação dos valores novos.
Estamos aprendendo a descobrir nossas sombras para transformá-las. Essa é uma etapa do processo.
Convém-nos, portanto, laborar para outras etapas também que é a de aprender a fazer luz e a construir a harmonia interior. "


Vamos ao próximo passo ????

Queridos amigos, este foi o último item do estudo dirigido de Ermance Dufaux - do livro : Reforma Íntima Sem Martírio.
Pincelamos aqui trechos da obra para aguçar o leitor a cuidar de si mesmo e a buscar novos horizontes.
Venho agradecer aos inúmeros comentários e carinhos recebidos ao longo desse estudo e principalmente, ao querido Henrique, pela oportunidade de transformarmos esse veículo virtual numa etapa de aprendizado coletivo.
Gratidão a todos !

Mas não vamos parar não !!
Vamos agora passar para um outro livro:
Prazer de Viver - Ermance Dufaux.
O vídeo que deixo aqui é uma propaganda do livro, mas vale a pena conferir as ideias que vamos estudar brevemente.
A música do vídeo é envolvente e convidativa ao próximo passo.
Vamos nessa ?!!!

Beijinhos e até o próximo encontro :-) !!

 
Do livro: Reforma Íntima Sem Martírio - por Wanderley Oliveira

http://www.espiritbook.com.br/profiles/blogs/estudo-dirigido-ermance-dufaux-outubro-de-2012

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Você vai vencer!

 
É a pura realidade!
Porém, a parte dura e crucial de se enfrentar, é a de se manter firme durante as refregas em andamento.
Tudo com certeza passará, fiquem certos!
"Não há vitórias sem lutas!"
E o mais importante, e saboroso, é o aprendizado que esta situação difícil se mostrará para nós depois de superada.
Confiemos em nossa força interior, de paternidade Divina!
Confiemos em Deus, que nunca nos desampara!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012


QUAL É MESMO O SEU PROBLEMA???

HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO E PERSEVERANÇA...LEIAM ATÉ O FIM!!!


Moro em Salvador e ontem assistindo o jornal local que passa na Rede Record, vi este rapaz dando entrevista e realmente foi emocionante!!!



DEFICIENTE É EXEMPLO DE SUPERAÇÃO NA BAHIA

A vida do contabilista Cláudio Vieira Oliveira, de 36 anos, é como a de qualquer outra pessoa. Ele trabalha, escreve, utiliza o computador, está nas redes sociais e sai com os amigos. Contudo, há um diferencial que o destaca. Cláudio tem o corpo atrofiado. Desde que nasceu prematuramente, o contador de Monte Santo, a 352 km de Salvador, apresenta a deficiência, que afeta todo o equilíbrio e coordenação do seu corpo. Mas, apesar das dificuldades, isso nunca o impediu de superar as próprias limitações, perseguir seus objetivos e estabelecer uma vida normal.


Para Cláudio, não existem limites. O que para uma pessoa saudável é motivo de reclamação, para ele não existe pretexto para se queixar da vida. “Sou uma pessoa iluminada por Deus. Não tenho o direito de ficar pelos cantos lamentando de tudo o que não aconteceu ou culpando os outros. Se eu quero, eu posso. E se eu posso, eu consigo”, conta o profissional que foi promovido ao posto de diretor fiscal do Sindicato dos Contabilistas do Estado da Bahia (Sindiconta).


A história de Cláudio teve início em Monte Santo, local onde nasceu e passou toda infância. “Comecei a estudar com seis anos. Desde então, não mais parei de me dedicar à educação e aos livros. Comecei a crescer quando fixei em meu pensamento que para os meus objetivos não existem limites”, afirma.


“Quando conclui o magistério, em 2007, achei que poderia ir ainda mais longe e resolvi fazer faculdade. Aí tive que ir para Feira de Santana onde conclui o curso superior de Ciências Contábeis e hoje exerço essa função com muita responsabilidade”, relata o contador que foi o entrevistado do programa Se Liga Bocão – Record Bahia – com o apresentador Zé Eduardo.


Além de ser o diretor fiscal do Sindiconta, Cláudio ministra palestras motivacionais em faculdades e empresas. “Não podemos nos abater por problemas. Por maior que ele aparente ser, ele nunca é maior do que você. As pessoas acham que só porque uma coisa saiu do rumo não existe mais retorno. Ficam desesperadas, reclamam e terminam dando mais foco aos problemas do que às soluções. Olhe para dentro de você que lá você vai encontrar a palavra-chave para tudo. Não existe problema que não tenha um caminho para ser solucionado”, orienta.


Quando questionado sobre as maiores dificuldades que ele encontra na vida, Cláudio mais uma vez surpreende. "Não tenho dificuldades na minha vida. Sempre tenho pessoas que estão ao meu lado me ajudando. Não gosto de incomodar, tento me virar como posso, mas sempre temos que contar com o apoio de todos que estão ao nosso lado", concluiu.


FONTE: TV ITABUNA - PROGRAMA SE LIGA BOCÃO


ASSISTAM O VÍDEO

http://www.youtube.com/watch?v=y7CAx0nPmFA&feature=player_detailpage

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A fuga de si mesmo


"É possível alguém fugir de si mesmo?
É uma pergunta estranha, e quero comentar o que tenho observado ultimamente nos atendimentos na clínica, no Centro Espiritualista que trabalho e em conversas com as pessoas.
Vejo pessoas acometidas pela depressão, pela síndrome do pânico, pelo transtorno de ansiedade, doentes de diversas enfermidades, angustiadas. Consumindo drogas lícitas, de tarja preta.

Outras tantas pessoas, mergulhadas nos jogos virtuais pelo celular, pelo vídeo ou pela internet, deixando de pensar, de viver, de sentir, de ser quem veio ser, deixando sua existência transcorrer, perdendo a grande oportunidade que é a vida.
Tem os fanáticos pelos inúteis programas de TV, pelos jogos de futebol que deveria ser uma distração e passou a ser um campo de energias densas e ruins, pela má influência das novelas, pela lamentável repercussão dos reality shows, com energias vibracionais baixíssimas, penetrando nos lares e nos campos energéticos das pessoas.
Com tantas más informações sendo despejadas, percebo que muitas pessoas aproveitam e mergulham nessa onda, por diversos motivos : alguns querem ser esquecidos, quando focam sua atenção no mundo virtual e ilusório e outros querem chamar a atenção para si.
Mas percebo que há algo em comum em todos eles, pois emitem mensagem subliminar:  um pedido socorro.

Alguns querem ser vistos, notados, amados ou chamar a atenção para as suas carências, frustrações e até esquecerem-se do que viveram ou vivem. Outros querem estar na moda para serem aceitos. Entretanto, o fazem da pior maneira, se autodestruindo, se desconectando com a realidade e se afundando cada vez mais nas ilusões.
Com tantas atividades autodestrutivas sendo praticadas pelas pessoas e emanadas pelos meios de comunicação, percebe-se que elas querem fugir de alguma coisa que nem mesmo sabem o que é.
Querem se esquecer de algo, se esconder, não pensar nos fatos, nem falar das suas aflições, nem querem pensar nisso.
É melhor não encarar a sua verdade, o seu mundo.

Parecem que tais pessoas, gritam, pedem de uma maneira ou de outra, por ajuda, mas não diretamente, pois não sabem fazê-lo, por isso agridem, aterrorizam, fogem, afastam-se, iludem-se, escondem-se de si mesmas...
É impossível esconder-se de si mesmo, por isso abafam suas aflições, escondem suas emoções, tentam calar seus pensamentos e as lembranças de fatos ruins.
Para sair disso, a única via é enfrentar a si mesmo
 e não fugir.
É encarar sua verdade, jogar o lixo emocional fora, é rever suas posições. Buscar, até se necessário, as respostas em vidas passadas, rever sua infância, os dissabores e colocar tudo em ordem.
Sair do meio da multidão, afastar-se do jogo consumista, fugir dos desejos do ego que nunca se satisfará.
Deve ouvir-se, sentir-se, olhar-se, agir e pedir ajuda, sem orgulho, sem vaidade, sem medo de ser feliz.
Pedir auxílio, falando e não gritando, nem se escondendo nos jogos eletrônicos, internet e celulares.
Olhando nos olhos de outra pessoa e interagindo com ela, sentindo a energia da vida, da natureza, do amor, da harmonia.

É preciso dar um sentido maior para a sua existência.
As oportunidades se abrem, o Universo envia ajuda, basta estarmos atentos e buscarmos pela libertação das angústias, das aflições, da ansiedade, do sofrimento.
Buscar a si mesmo e descobrir o mundo maravilhoso que existe dentro de cada um.
Pare de fugir de si mesmo, ame-se, viva, encontre a verdadeira alegria dentro de si e não fora, antes que seja tarde demais. "
“Não deveria envelhecer antes de ficar sábio...”
disse o bobo da corte ao Rei Lear, William Shakespeare.


Texto extraído do site:
Home - Luz da Serra 

http://www.espiritbook.com.br/profiles/blogs/a-fuga-de-si-mesmo-texto-extra-do-do-site-luz-da-serra-universo

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CURA PARA A ANSIEDADE

CURA PARA A ANSIEDADE
“Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso. E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena! Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?”Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades” (Mt 6.25-34).

A ANSIEDADE PROIBIDA POR JESUS
“Ansioso” vem de um termo grego que significa “distrair”. A ideia é que a mente procura seguir em duas direções ao mesmo tempo.
Esta é a ansiedade condenada por Cristo: a preocupação excessiva pelo bem estar físico.
“A avareza e a ansiedade são uma para com a outra como a lagarta para a borboleta. A lagarta transforma-se em borboleta; aqueles que andam aflitos por dinheiro mostram-se avarentos depois de adquiri-los”  (Orlando Boyer)
Jesus não proíbe a prudência com relação ao nosso futuro, mas a atitude de desesperar-se pelo amanhã. O medo ansioso, doente que rouba toda a alegria de vida no presente.

A VIDA NÃO RESUME-SE A SATISFAÇÃO DE DESEJOS FÍSICOS
A vida de uma pessoa não consiste apenas em “comer”, “beber” e “vestir-se”.

DEUS É UM PAI QUE CUIDA MUITO BEM DOS SEUS FILHOS
“Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos?”(Mt 6.25-26)

A ANSIEDADE É INÚTIL, POIS NÃO PODE ALTERAR AS CIRCUNSTÂNCIAS
A ansiedade não altera as condições da vida e nem do tempo, tampouco efetua algum desenvolvimento.
“E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso.” (Mt 6.27)

A ANSIEDADE É DEMONSTRAÇÃO DE INCREDULIDADE
Aflição pelas coisas físicas é características dos infiéis. Os discípulos do Reino descansam no Pai Celeste. 
“Não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?” Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso”(Mt 31-32)

A ANSIEDADE GERA SOFRIMENTOS DESNECESSÁRIOS
É loucura sofrer o mal futuro, que nem ao menos existe ainda, juntamente com o sofrimento presente.
            “Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades”(Mt 6.34).

COMO SER CURADO DA ANSIEDADE?
Priorize Deus em sua vida
“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).
A preocupação com coisas materiais deve ser substituída por prioridades espirituais.
Use a oração para combater a ansiedade
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4.6).
“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”(1Pe 5.6,7)

CONCLUSÃO
A ansiedade reside no coração e na mente, e se manifesta através de sentimentos e pensamentos que furtam a nossa tranquilidade. A ansiedade é uma inquietação interior que não possui uma causa identificável. O remédio para a ansiedade é a paz interior, a paz de Deus.
“E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus”.(Fp 4.7)
Quando a paz de Deus entra no coração humano a ansiedade imediatamente sai.


Para falar conosco mande um email:

Pra. Márcia Dantas S. Cunha