quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CURA PARA A ANSIEDADE

CURA PARA A ANSIEDADE
“Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso. E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena! Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?”Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades” (Mt 6.25-34).

A ANSIEDADE PROIBIDA POR JESUS
“Ansioso” vem de um termo grego que significa “distrair”. A ideia é que a mente procura seguir em duas direções ao mesmo tempo.
Esta é a ansiedade condenada por Cristo: a preocupação excessiva pelo bem estar físico.
“A avareza e a ansiedade são uma para com a outra como a lagarta para a borboleta. A lagarta transforma-se em borboleta; aqueles que andam aflitos por dinheiro mostram-se avarentos depois de adquiri-los”  (Orlando Boyer)
Jesus não proíbe a prudência com relação ao nosso futuro, mas a atitude de desesperar-se pelo amanhã. O medo ansioso, doente que rouba toda a alegria de vida no presente.

A VIDA NÃO RESUME-SE A SATISFAÇÃO DE DESEJOS FÍSICOS
A vida de uma pessoa não consiste apenas em “comer”, “beber” e “vestir-se”.

DEUS É UM PAI QUE CUIDA MUITO BEM DOS SEUS FILHOS
“Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos?”(Mt 6.25-26)

A ANSIEDADE É INÚTIL, POIS NÃO PODE ALTERAR AS CIRCUNSTÂNCIAS
A ansiedade não altera as condições da vida e nem do tempo, tampouco efetua algum desenvolvimento.
“E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso.” (Mt 6.27)

A ANSIEDADE É DEMONSTRAÇÃO DE INCREDULIDADE
Aflição pelas coisas físicas é características dos infiéis. Os discípulos do Reino descansam no Pai Celeste. 
“Não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?” Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso”(Mt 31-32)

A ANSIEDADE GERA SOFRIMENTOS DESNECESSÁRIOS
É loucura sofrer o mal futuro, que nem ao menos existe ainda, juntamente com o sofrimento presente.
            “Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades”(Mt 6.34).

COMO SER CURADO DA ANSIEDADE?
Priorize Deus em sua vida
“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).
A preocupação com coisas materiais deve ser substituída por prioridades espirituais.
Use a oração para combater a ansiedade
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4.6).
“Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”(1Pe 5.6,7)

CONCLUSÃO
A ansiedade reside no coração e na mente, e se manifesta através de sentimentos e pensamentos que furtam a nossa tranquilidade. A ansiedade é uma inquietação interior que não possui uma causa identificável. O remédio para a ansiedade é a paz interior, a paz de Deus.
“E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus”.(Fp 4.7)
Quando a paz de Deus entra no coração humano a ansiedade imediatamente sai.


Para falar conosco mande um email:

Pra. Márcia Dantas S. Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário