domingo, 22 de julho de 2012

A jornada do autoconhecimento


Para aumentarmos nossa qualidade de vida precisamos conhecer melhor a nossa natureza humana, a fim de clarear as nossas percepções sobre nossas próprias necessidades e descobrir a verdade profunda, dessas que ficam escondidas nas beiradas do coração e da consciência. 

O autoconhecimento é libertador, pois ele nos emancipa da escravidão da auto-imagem. Entre aquilo que somos e o que os outros pensam que somos há um abismo de vulnerabilidade, e é natural do homem estar sempre na defensiva a fim de se proteger. Mas quando abandonamos as máscaras da auto-imagem e nos permitimos sermos o que realmente somos, nos livramos da culpa e do medo, e conseqüentemente  deixamos de lado o pesado fardo da aparência. Simplesmente abrimos mão da preocupação que existe do que o outro pensa sobre nós e os rótulos que adquirimos ao longo da vida. 

Quando nos apegamos a nossa auto-imagem deixamos de nos relacionar verdadeiramente com as outras pessoas e nos enganamos. Para nos conhecer de modo verdadeiro e nos livrar dos conceitos que carregamos sobre nós, é preciso reconhecer nossas limitações e se perdoar, pois infelizmente é muito difícil sermos aquilo que gostaríamos de ser, apesar das nossas tentativas. 

O crescimento interior é fruto do perdão, da aceitação de quem nós somos e da nossa natureza intrínseca. Somente quando deixamos de lado a nossa auto-imagem podemos realmente progredir com sinceridade e confiança. É muito importante na jornada do buscador se conhecer verdadeiramente, sem se importar com o que os outros esperam de nós. Afinal de contas, estamos em processo de transformação e o nosso reflexo tende a se modificar com o tempo e já não somos aquela personalidade cristalizada que habita o imaginário alheio. 
 
por: http://www.papricadoce.blogspot.com.br/
visite e divulgue

Nenhum comentário:

Postar um comentário