sábado, 26 de maio de 2012

A Entrega


 

:: Elisabeth Cavalcante ::

Entregar-se em confiança aos desígnios da vida é o grande desafio que temos a superar. Embora seja preciso plantar as sementes para que nossas conquistas possam se materializar, depois do passo inicial, a única atitude sábia é esperar.

Isto significa conseguir manter-se num estado de total relaxamento, sem qualquer angústia ou ansiedade, completamente confiante de que a existência sabe exatamente quais as nossas necessidades.


Quando ainda não alcançamos este estágio, a impaciência, a ansiedade e, muitas vezes, o desespero, constituem nossa unica realidade interior, sempre que almejamos algo.


Infelizmente, levamos muito tempo para perceber que esta energia, ao invés de atrair o que desejamos, acaba por torná-lo cada vez mais distante de nós. Isto acontece porque a vida responde com generosidade àqueles que confiam nela, que se mantém relaxados e receptivos às suas dádivas.


Precisamos compreender que tudo acontece no momento certo, quando as lições que temos a aprender tiverem sido finalmente assimiladas. A partir deste instante, começamos a testemunhar verdadeiros milagres, inesperados e surpreendentes.


Esta é, aliás, uma das melhores experiências da vida, ser surpreendidos pela satisfação de nossos desejos e necessidades, quando menos esperamos. O prazer e a sensação de plenitude que nos proporciona não tem preço.


Comecemos, então, o quanto antes, a cultivar a atitude da entrega, o fluir relaxado com o rio da existência. Quando este aprendizado amadurecer, o rio nos levará ao encontro de nosso verdadeiro ser.


"Deixe a vida acontecer, não tente forçá-la
E este é o segredo de toda a vida: ...felicidade, meditação, êxtase - todos eles vêm para você quando você está em um total relaxamento, com um humor profundamente simpático, numa atitude de amor para com a existência.

Quando você está no coração, eles vêm. Quando você tenta persuadi-los, e você pensa que a felicidade é algo como um direito, que você tem que persegui-la,
as gaivotas da felicidade não descerão repentinamente. Elas vão dançar acima da sua cabeça - mas elas nunca vão descer para brincar com você, para mover-se com você, para pular e saltar! Não, elas nunca se tornarão um com você. Elas não vão descer em seu ser.

Sim, a felicidade é uma gaivota. A meditação também é uma gaivota. Êxtase é também uma gaivota.

A existência compreende apenas deixar acontecer. Se você está em um relaxamento, você irá alcançar. A existência pode lhe dar bênçãos infinitas, pode dar-lhe saciedade total, contentamento - você pode se tornar um Buda.

A existência está pronta para dar, mas você não está pronto para tomar - porque você está pensando em termos de como arrebatá-la. A existência dá-lhe como presente;
você não pode roubar, você não pode vencer, você não pode alcançar.

...Tudo o que é belo é como gaivotas. 

Lembre-se: nada deve ser feito. A festa já está pronta, você foi convidado. Você pode entrar a partir da porta da frente. Mas você é um tolo, que está tentando entrar na parte de trás da porta - e na existência não há porta de trás.

Você está tentando entrar como um ladrão. A porta da frente está aberta para você, o anfitrião está aguardando nos degraus para recebê-lo - e você está tentando entrar pela porta dos fundos como um ladrão.

A vida não tem portas traseiras. Você não pode roubar a vida... A vida dá e dá infinitamente, incondicionalmente. Deixe as gaivotas descerem e brincar com você, e demorar-se com você na praia. Tudo está pronto. A festa, o anfitrião - tudo está pronto, apenas esperando você entrar pela porta da frente.

Esforço não é necessário - o esforço é pela porta dos fundos. Sem esforço é necessário... A felicidade não é um direito, você não pode persegui-la.
Você tem que convencê-la. É como uma mulher tímida: você tem que cortejá-la, indiretamente.

...Deixe a vida acontecer, não tente forçá-la. Através do fazer, só as coisas inúteis são alcançadas, através do não-fazer - tudo que é belo, tudo o que é sagrado, tudo que é divino".

 

OSHO - Um homem que amava as gaivotas
original : http://www.stum.com.br/conteudo/c.asp?id=12097

domingo, 20 de maio de 2012

O Tempo


  

Todas as criaturas gozam o tempo – raras aproveitam-no.
Corre a oportunidade – espalhando bênçãos.
Arrasta-se o homem – estragando as dádivas recebidas.
Cada dia é um país – de vinte e quatro províncias.
Cada hora é uma província – de sessenta unidades.
O homem, contudo, é o semeador – que não despertou ainda.
Distraído cultivador, pergunta: – que farei?
E o tempo silencioso responde, com ensejos benditos:
De servir – ganhando autoridade.
De obedecer – conquistando o mundo.
De lutar – escalando os céus.
O homem, todavia, – voluntariamente cego.
Roga sempre mais tempo – para zombar da vida,
Porque se obedece – revolta-se orgulhoso,
Se sofre – injuria e blasfema,
Se chamado a conta – lavra reclamações descabidas.
Cientistas – fogem da verdadeira ciência.
Filósofos – ausentam-se dos próprios ensinos.
Religiosos – negam a religião.
Administradores – retiram-se da responsabilidade.
Médicos – subtraem-se à medicina.
Literatos – furtam-se à divina verdade.
Estadistas – centralizam a dominação.
Servidores do povo – buscam interesses privados.
Lavradores – abandonam a terra.
Trabalhadores – escapam do serviço.
Gozadores temporários – entronizam ilusões.
Ao invés de suar no trabalho – apanham borboletas da fantasia
Desfrutam a existência – assassinando-a em si próprios.
Possuem os bens da Terra – acabando possuídos.
Reclamam liberdade – submetendo-se à escravidão.
Mas chega, um dia – porque há sempre um dia mais claro que os outros,
Em que a morte surge – reclamando trapos velhos…
O tempo recolhe, então, apressado – as oportunidades que pareciam sem fim…
E o homem reconhece – tardiamente preocupado,
Que a Eternidade infinita – pede contas do minuto…

ANDRÉ LUIZ
(Do livro “Coletânea do Além”, Francisco C. Xavier – Autores Diversos)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

As transformações de nosso tempo não são fruto do acaso

                         VIVA JESUS!
 
Bom-dia! queridos irmãos.
                  
As transformações de nosso tempo não são fruto do acaso

 
Rápidas e radicais. Eis os adjetivos com que podemos qualificar as transformações que vêm ocorrendo no mundo nos últimos anos. Na Europa e em vários lugares, os regimes autoritários deram vez à participação popular por meio do voto. Muito pouco sangue foi derramado em face de mudanças tão grandes. Como num passe de mágica, desapareceu o pânico que era consecutivo às hostilidades das superpotências e aos riscos de uma hecatombe nuclear.

Evidentemente, muitos conflitos ainda persistem e estão longe de acabar. O mundo não está isento de grandes provações e a paz não é uma questão resolvida em nosso globo. Mas ninguém contesta que o planeta apresenta neste início de milênio um cenário bem diferente daquele que, cem anos atrás, fomentou a 1ª Guerra Mundial e os conflitos que se seguiram.

A obra Transcomunicação, de Clóvis S. Nunes, lançada há quase vinte anos pela Edicel, nos levou a pensar que as mudanças políticas e sociais ocorridas na velha Europa, deflagradas em seguida à derrubada do muro de Berlim, coincidiriam com um novo fervilhar de manifestações espíritas semelhante à era das irmãs Fox, cuja consequência foi o advento da Doutrina Espírita. Ney Prieto Peres já havia se referido ao fato em palestra realizada na Universidade Estadual de Londrina no ano anterior.

Milhares de pesquisadores, sobretudo na Alemanha, debruçavam-se então sobre a tentativa de obtenção, por meio de instrumentos eletrônicos, das provas da sobrevivência da alma e do estabelecimento de um intercâmbio regular entre nós e os chamados mortos.

O tempo passou e pouco se avançou nas referidas pesquisas.

Deve haver, certamente, motivos para isso. Talvez não haja soado a hora para que uma nova eclosão de fenômenos espíritas se verifique no Velho Mundo, mas que tal fato ocorrerá não tenhamos dúvida.

Claro que os espíritas brasileiros não necessitam de provas acerca da imortalidade da alma e da possibilidade de intercâmbio entre nós e o plano espiritual. É preciso, contudo, convir que o sucesso da comunicação via instrumento eletrônico, por não poder ser negada pela ciência materialista, há de determinar uma mudança de rumos nos currículos escolares e na visão das diferentes disciplinas científicas. A alma ou Espírito passará a ser, então, objeto de pesquisa e não simplesmente o produto de uma crença particular e mística, em que se apoiam as religiões dogmáticas.

Obviamente, as mudanças rápidas e radicais que já se verificam em nosso mundo não podem ser atribuídas ao mero acaso. Trata-se de um projeto mais amplo, como alguns Espíritos já disseram nas diversas oportunidades em que puderam ser ouvidos nas experiências de transcomunicação instrumental. “Vocês pesquisam aí e nós pesquisamos aqui, sempre com o mesmo objetivo”, eis como se podem resumir as informações que os imortais nos transmitem para dizerem que a vida continua e não se resume ao acanhado cenário do globo em que vivemos.

             Editorial- O Consolador


terça-feira, 15 de maio de 2012

Doe seu sorriso


 
 
 
 
 
  
Sol que brilha no infinito do seu rosto,
o seu sorriso é mensagem de alegria.
Lua que diminui a sombra do sofrimento,
o seu sorriso é suave dossel de claridade prateada,
afugentando a tristeza da sua face.
A sua resistência, que muitos comentam,
é de Jesus, e eles não sabem.
A sua fé, que diversos notam, é reforçada
pela meditação na dor, e os amigos desconhecem.
A sua dedicação, muito referida,
é conquista feita na soledade e no sacrifício,
e de que poucos companheiros se dão conta.
As suas lágrimas, que se tornam 
um córrego desconhecido a verter do coração, 
os que lhe estão ao lado ignoram.
Mantenha, desse modo, o seu sorriso,
mesmo quando tudo conspirar contra ele,
abrindo-o, na face, 
qual leque de bem-aventurança e paz,
com o qual você 
levantará combalidos e sustentará fracos.
O seu sorriso é a demonstração de que você
traz o Cristo no coração e todos hão de perceber.
Não o encerre nunca, nas mãos da amargura,
deixando que, no seu rosto, o seu sorriso
se transforme em uma estrela polar,
apontando os rumos felizes para todas as vidas.

Divaldo Pereira Franco / Eros (espírito)

O seu sorriso é belo, posto que único.
Ele é uma forma de materialização do seu sentimento
em direção àquele a quem você o endereça.
 
E nada mais gostoso do que receber
um sorriso radiante como o sol, não e mesmo?
Porque ele nos envolve e nos aquece.
 
Um sorriso... quanto bem ele pode distribuir!...
Pense nisso e ilumine seu rosto com muitos sorrisos sinceros
e plenos de vibrações alegres e amorosas.
 
Sorria, então, agora, e sempre.
Com certeza, você há de transmitir e difundir muito bem ao redor.
 
E, no dia de hoje, aproveitamos para enviar
um sorriso-abraço de aconchego, amor e paz para todas as mamães,
desejando-lhes que este dia lhes seja super gostoso.
 
São os nossos mais sinceros e carinhosos votos,
 
 
 
NEECX - Núcleo de Estudos Espíritas Chico Xavier
Rua Batista Caetano, 44 - Praça do Anil - Jacarepaguá - Rio/RJ
 
visite o site e divulgue

domingo, 13 de maio de 2012

Intuição


Cérebro Direito: Mente Criativa
Desenvolvendo a INTUIÇÃO
 
A intuição é nossa bússola interior, uma voz independente da razão. Sabe sem explicar. Do latim “INTUERI” significa olhar atentamente, considerar, ver interiormente, contemplar. É uma capacidade do lado direito do cérebro. Todos temos INTUIÇÃO! Não é uma questão de escolha. Assim como nascemos com a razão, também nascemos com a intuição. A questão é ouvi-la e desenvolvê-la. Alguns se referem a ela como o SEXTO SENTIDO, um palpite, um faro.
Erroneamente considera-se que as mulheres sejam mais intuitivas que os homens. Elas apenas a expressam mais. Os cientistas são intuitivos por natureza, vão em busca daquilo que não sabem, e ainda não foi descoberto. A razão só segue os caminhos já conhecidos e traçados.
Com o advento do Iluminismo passamos a privilegiar apenas a razão, tudo passou a ser cartesiano, explicado, quantificado, lógico. Uma decisão AJUIZADA deve ser racional, baseada em fatos, informações.
 
Você até pode dizer que sabe que precisa fazer aquilo de uma determinada maneira, mas, se não for capaz de explicar, sua decisão será tida como arriscada, perigosa, vulnerável, demonstrando um descrédito pela intuição.
 
Sufocamos a intuição pois uma educação voltada exclusivamente para a lógica bloqueia a capacidade de darmos crédito à voz interior, de seguirmos seus palpites e orientações.
 
Entretanto, no Século XXI buscamos a inovação. Quando tudo está em nível ótimo de igualdade – educação, inteligência, experiência – qual o fator determinante que faz a diferença para um desempenho superlativo entre uma pessoa e outra? É a INTUIÇÃO! Hoje em dia considerada uma das 5 qualidades mais importantes do funcionário ideal, pessoas capazes de enxergar o futuro.
 
A GINÁSTICA CEREBRAL ajuda a equilibrar a energia dos 2 hemisférios, direito/criativo-emocional e esquerdo/lógico-racional, com exercícios simples de 1 minuto que qualquer pessoa pode praticar em casa, na escola, no trabalho. Além de melhorar a memória, concentração, aprendizado, auto-estima, e eliminar stress, também ajuda a aflorar a INTUIÇÃO.

do site: http://www.ginasticacerebral.com
Divulgue!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Meditação faz muito bem...


Meditação faz muito bem ao corpo físico, também  
Meditação faz muito bem ao corpo físico, também

:: Roberto Inácio ::
A meditação reduz a ansiedade, torna a respiração equilibrada e profunda e propicia uma melhor oxigenação e freqüência cardíaca. Seu reflexo no sono é um repouso mais sereno e tranqüilo e sem interrupções. Ainda no campo da saúde, ela atenua enxaquecas e resfriados, auxilia numa recuperação mais rápida nos pós-operatórios e cria toda uma condição para que a digestão alimentar se processe bem melhor, por que o aparelho digestivo está distendido, sem tensão e, portanto, em condições de receber o alimento.
No campo psíquico, a prática também mantém a pessoa num relativo estado de equilíbrio, com uma lucidez que a impede de entrar em conflitos emocionais internos, principalmente, de origem afetiva. Há, por parte de quem pratica, muito mais clareza mental, objetividade, paciência, compreensão e justiça.

(Esse texto é de Lia Diskin, da Associação Palas Athena, uma das maiores conhecedoras de Meditação no Brasil, e também uma das maiores divulgadoras da Meditação entre nós. Lia, inclusive, dá cursos de Meditação, entre vários outros, todos ótimos, para a formação de divulgadores da Meditação. O curso é maravilhoso, se você puder fazer, faça. Veja o site www.palasathena.org.br)

E eu vou passar para vocês uma Meditação da Medicina Chinesa que eu pratico e acho ótima.


Meditação do Sorriso Interior


Sente-se de uma forma bem confortável, no chão ou mesmo em uma cadeira, com as costas eretas e desencostadas, e comece a olhar para a ponta de seu nariz. A gente fica com cara de 'abobado', mas é um exercício ótimo não só para ganhar foco e concentração, mas também para os olhos. Permaneça assim uns 2 a 3 minutos, mas pode começar ficando menos tempo para não forçar demais os músculos dos olhos.

Leve o olhar, ou apenas imagine, até o 3º olho, o ponto entre as sobrancelhas, feche os olhos e se concentre um tempinho aí, respirando mais profundamente e também de forma mais lenta, tanto na inspiração como na expiração.
Agora, imagine que você está levando a energia acumulada no terceiro olho para os órgãos físicos principais. Primeiro para os pulmões, você 'vê', ou imagina, seus pulmões e agradece a eles tudo o que eles já fizeram, e vai continuar fazendo, por você. Sorria e diga obrigado, obrigado... E você vai ver, ou sentir, os pulmões sorrindo para você e também dizendo obrigado.
Vá repetindo os agradecimentos e sorrisos para o coração, depois para o fígado, em seguida para os rins e, por fim, para o baço e o pâncreas (mais ou menos na mesma altura do fígado, só que do seu lado esquerdo).
Agora, fique mais alguns minutos apenas prestando atenção à respiração e sentindo o enorme bem-estar que vai se espalhando por todo o seu corpo.
Importante: se você tem, ou está, com algum problema em algum desses órgãos, fique mais tempo nessa parte do corpo e sorria e agradeça a esse órgão várias e várias vezes. Porque, pode ter certeza, ele está trabalhando muito para recuperar a sua saúde.



Faça essa meditação diariamente durante 21 dias e só, então, analise os resultados. E aí, já com prática, você pode meditar agradecendo todas as partes de seu corpo: olhos, ouvidos, boca, dentes, estômago, intestinos, reto, sistema esquelético, muscular etc. etc... E quando tiver muita prática, trabalhe também com o cérebro, hemisfério esquerdo, direto e cérebro posterior, o reptiliano... Segundo a Ciência, é impossível sentir o cérebro. Experimente e veja o que você acha dessa opinião.
Se você tiver dificuldade em fazer essa Meditação, comece mais simplesmente, apenas respirando tranquila e profundamente e prestando atenção nessa respiração.
Para mim, a única coisa que existe que chega bem perto da panacéia - o remédio para todos os males - é a Meditação. Experimente e depois nos conte.


continua...

original: www.stum.com .br
cadastre-se e receba excelentes artigos