terça-feira, 24 de abril de 2012

Conhecimento das Leis

ila_rendered



Conhecimento das Leis

A ignorância, propositada ou não, das soberanas Leis da Vida, é a grande responsável pelo sofrimento dos homens, e, por efeito, da sociedade que ele constitui.

Geradora do egoísmo, que os separa uns dos outros, é estimuladora dos fatores dissolventes da individualidade a favor da personalidade transitória.


A si mesmo se atribuindo méritos e direitos que não possui, o ególatra rebela-se ante tudo quanto o desagrada, engendrando mecanismos de autopromoção, à custa, não raro, do sacrifício dos outros, que ele desconsidera.

Vivendo para os próprios prazeres, não aceita os naturais fenômenos de desgaste, envelhecimento e morte corporal, que se lhe apresentam como punição indébita ou martírio  que vai submetido contra a vontade.

Narcisista e ambicioso, infelicita-se a cada dia mais.

As Leis da Vida funcionam com ou sem a anuência dos homens.

A estes, superiores são-lhes as causas dos fenômenos e acontecimentos que se lhes sucedem.

Fatalistas e inamovíveis, porque constituem as forças gravitacionais da ordem universal que se apresentam em toda parte, são inderrocáveis.

Desrespeitadas, tornam-se motivo de sofrimento.

Quando conhecidas, fazem-se aceitas e propiciam os recursos para que sejam evitados danos, ao tempo em que fomentam a felicidade, por encaminharem ao bem e à paz.

São a manifestação do pensamento divino em ação incessante.


A medida em que as criaturas saem do instinto para a inteligência, a razão pode entendê-las e até conduzir algumas, especialmente na área moral, que as tem centralizada na de amor, por ser natural e básica.

Graças ao amor, todos os graves acontecimentos mudam de diretriz, ensejando a conquista de valores espirituais que dão sentido à existência humana.

Ele fomenta o progresso, porque estimula ao trabalho; favorece a paz, porque ensina tolerância; mantém a ordem, porque faculta a disciplina. É a alma da ação enobrecida...


Procura conhece as razões pelas quais te encontras na Terra, o que vieste fazer e por que sofres.

Estas informações que defluem das Leis soberanas da Vida, dar-te-ão sentido à existência e te farão tranqüilo em qualquer situação.




- Espírito: Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Franco -
Obra: Momentos de Esperança
 
http://blog.forumespirita.net

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Lapidando o Diamante

Lapidando o Diamante











Lapidando o Diamante

por Eneas Guerriero - eneasguerriero@gmail.com
Como podemos desvendar o ser de luz que existe em nós?
Lamentações, bloqueios, doenças e mal-estar, apesar de muitas vezes presentes em nossa vida, não nos fazem parte. Existem porque nos identificamos com o irreal e nos deixamos levar pelo negativismo. E o que somos, então, se esse lado ruim da vida não existe?

Talvez o exemplo que mais se aproxime da natureza de nosso ser é o diamante. Não existe nada mais valioso do que ele, apesar de, ao natural, parecer uma pedra bruta. Porém, ao lapidarmos essa pedra, ela vai se transformando, vai mostrando seu brilho e sua beleza. Debaixo de toda aquela aparente sujeira está a joia mais preciosa.

Um fator importante para o diamante obter o seu mérito é o trabalho do lapidador. É ele quem sabe valorizar aquela pedra bruta e, com sua habilidade e paciência, transforma-a no raro brilhante. E pedra alguma teria brilho não fosse o reflexo do sol. A combinação de uma pedra bem lapidada com a luz solar torna o diamante um objeto de valor e apreciação.

Se somos o diamante em essência, o lapidador é a nossa obra e nossa interação com o mundo. Seguindo a analogia, o sol e os seus raios iluminantes e enriquecedores são o Universo em si, em suas inúmeras manifestações devocionais como Deus ou Ser Supremo. Sem a luz do Universo, não podemos brilhar em nossa magnitude.

Se somos esse diamante que brilha em contato com o sol e que tem um valor inestimável, por que, então, nos deixamos levar por uma autoestima baixa e falta de propósito na vida? O fato é que à medida que vamos crescendo, vamos também criando escudos de defesa contra supostos ataques externos. Esse espírito defensivo nos bloqueia e nos encrudesce.

A defesa faz parte de nosso instinto de preservação. No primeiro sinal de um perigo, uma mensagem de alerta é transmitida imediatamente ao cérebro, deixando todo o sistema nervoso (e também por sua vez o físico) tenso e em prontidão de ir à guerra, ou fugir. Como na maioria das vezes que nos sentimos atacados não podemos guerrear e tampouco fugir, nossa tendência é criar um bloqueio traumático.

E é dessa maneira que aos poucos começamos a ver o mundo e a nós mesmos como indignos do verdadeiro valor. Entramos em um círculo vicioso onde reina a lamúria e o estresse. Daí é um pequeno passo para uma vida doentia, cheia de vícios e barreiras. Onde está o brilho daquele diamante inquebrável? No mínimo, ofuscado por uma vida de ilusão.

Desde os primórdios da civilização o homem busca por caminhos iluminantes que rompam esse círculo de misérias. A senda espiritual, religião e psicologia inclusas, sempre tratou de incentivar a lapidação dessa pedra e o despertar para com o brilho do sol. Rituais, meditação, cultos, celebrações e yoga fazem parte dessa rica cultura voltada à recuperação do brilho desse diamante.

Em todos os meus tantos anos de experiência em uma busca espiritual e a tentativa de um equilíbrio emocional, sempre pude ver a solução e ao mesmo tempo o perigo à sua espreita. A vida é tão delicada quanto o fio de uma navalha. Ao mesmo tempo em que sabemos em teoria como lapidar essa pedra preciosa, corremos o risco de nos machucar e perder o rumo.

Sempre atuei como conselheiro espiritual, tentando ajudar a todos, enquanto que com isso eu também ia me ajudando. Usei sempre diversas ferramentas, fossem elas discurso, orações, terapias e até brincadeiras. Mas nada tem me sido tão eficaz quanto o uso da EFT, a Técnica de Libertação Emocional.

Apesar de pragmática, a técnica da EFT instiga o autoconhecimento. Ao mesmo tempo simples, ela é dinâmica, energética e instigadora. Pode ser usada para aliviar problemas em casos pontuais, como uma mera dor de cabeça, como para lapidar o mais duro de nossos egos. Ela é simples: o segredo está em se auto-aceitar. Enquanto houver alguma resistência no quesito da auto-aceitação, nada poderemos resolver dentro de nós. A regra básica é que, mesmo que possamos ter defeitos ou problemas, ainda assim nos amamos e nos aceitamos como somos.

Essa auto-aceitação é um ato de entrega à realidade, é o caminho de render-se ao Universo como de fato se é, e não como o ego gostaria que fosse. Com um simples exercício aplicando a EFT podemos ver a natureza da ilusão, pois nossos problemas nada são do que identificações erradas entre nós e o mundo.

Se partirmos do ponto de vista de que todos os atritos, problemas e doenças desse mundo têm sua raiz na espiritualidade, ou na falta dela, chegamos à conclusão que, para a nossa cura, precisamos saber lapidar bem esse diamante e, assim, quando o mostrarmos ao sol, ele brilhará em todo o seu resplendor.

Se quiserem aprender mais sobre a técnica da EFT e com ela desvendar a maravilha que é o seu eu interior, visitem o meu site aqui.
Para receberem informações periódicas sobre a técnica e obter um manual completo gratuito, assinem a Newsletter aqui.

Se quiserem uma exercício de como fazer a EFT dando uma "recalibragem" no eu, entrem na seção do Total-CheckUp, aqui.


E por fim, se quiserem um atendimento individual com a EFT (o primeiro é gratuíto), acessem aqui.

Eu desejo a todos muita saúde e paz e que possamos brilhar esse diamante cada vez mais e mais.


original no site : www.stum.com.br 

domingo, 22 de abril de 2012

Deus está em Mim e em Você

Deus está em Mim e em Você

Deus está em Mim e em Você

por Maria Cristina Tanajura - tinatanajura@terra.com.br

Se Deus está em mim e em tudo que existe, por que às vezes ainda 
me sinto só?
Porque nesta minha existência levei muito tempo pra acreditar nisto, pra sentir que sou parte de um Amor inesgotável que me criou que é minha essência e está presente em tudo.

Porque me ensinaram que Deus era um Ser perfeito, externo a mim, que eu precisava chamar através de muitas orações, sacrifícios, boas ações, promessas cumpridas. Que Ele era todo poderoso, perfeito e me julgava o tempo todo... E por mais que eu tentasse, sentia Ele longe de mim! Além disto, via-me como alguém tão imperfeito, tão cheio de erros, que não merecia sequer o olhar de um Ser como este. Isto me dava um complexo de culpa muito grande, gerava uma falta de auto-estima enorme, minava a minha esperança de ser digna de um dia ser amada por alguém que a toda hora eu buscava tanto...

De tanto procurar uma solução para isto, de tanto ler o que pessoas sábias escreveram, ouvindo com atenção as palavras de Jesus no Evangelho e o que me sussurrava a minha intuição, vim a sentir que nada daquilo era verdadeiro, nem podia ser. Deus sempre esteve -como unidade inicial da Vida- em mim, ou eu não existiria. Eu sou fruto do Amor e para aprender a amar, estou nesta escola planetária. Não há um tribunal me julgando o tempo todo, mas é a minha própria consciência que me alerta quanto estou errada, me deixando inquieta e triste.
Foi muito difícil e ainda é um pouco, eu mudar a minha antiga concepção de um Pai que me pune, que me põe à prova o tempo todo, que pouco me ouve, principalmente enquanto não sou "santa".

Hoje estou mais feliz porque já sinto o Amor de Deus por mim e em mim. Já me desculpo mais facilmente quando erro, porque sei que Ele também me compreende. Sei que sou digna de ser amada por ter esta centelha tão linda em mim, apesar de todas as minhas imperfeições. Já me desculpo, pois sei que Ele estará sempre esperando por minha transformação, mesmo que para isto eu leve ainda muito tempo.
Enfim, talvez as religiões tenham feito um bem a uma humanidade que não tinha condição de compreender Deus de uma outra forma. Mas para nós que vivemos atualmente, o Deus Amor é possível de ser reconhecido, sentido e vivenciado e, muito mais do que isto, Ele é o nosso caminho de salvação.

Só este Amor, que brota nas nascentes dos rios, que voa no vento, que brilha na luz vivificante e poderosa do Sol, que é doce no olhar da pessoa que nos ama, que trina no canto dos pássaros e colore as pétalas das flores, pode nos salvar das sombras da ignorância, da maldade, da impiedade, da arrogância, de tudo que nos embrutece e nos entristece como seres humanos.

Conversando com meu Deus interno, tenha Ele o nome que eu queira Lhe dar, eu recebo imediatamente uma resposta em forma de paz, de serenidade, de intuição de um novo movimento, ou da necessidade de um momento maior de silêncio. Ele é o grande amor que buscamos e que fora de nós jamais encontramos completamente. Ele é o orvalho que torna menos áridas as nossas manhãs e a brisa que afasta o calor excessivo do meio dia. Ele é a bênção da luz doce que as estrelas estão sempre a irradiar e a música suave do vento de encontro aos galhos das árvores. É o afago da mãe que nina seu filho nascido, a solidariedade prestada aos que sofrem. É a sabedoria que nos chega através dos homens iluminados e a beleza que brota nos arranjos dos vários instrumentos que nos permitiu inventar. É a ciência que minora os sofrimentos dos homens e a pureza e a alegria das crianças que se entregam, confiantes, ao momento presente, sem defesas e sem questionamentos.

Deus não pode ser descrito, definido, mas precisa ser sentido, para que viva em nós e através de nós, tornando-nos mais felizes, todos! Este Amor salvará a humanidade das guerras, do egoísmo, das fraquezas, da ignorância. O Deus amor, não o Deus temor. Não o Deus que se perpetua numa imagem, seja ela qual for, em um templo, mas o Deus que nos olha através do olhar de qualquer irmão, de um animal, da beleza de uma pequena flor, do balanço das ondas do mar, de tudo que nos rodeia.
Busquemos o Deus em nós e nos perdoaremos e nos tornaremos belos e fortes, capazes de vencer quaisquer obstáculos que nos cheguem.

Procuremos sintonizar o Deus que existe no próximo e ele será mais belo, mais fácil de ser compreendido e perdoado, se um dia nos ferir. Enfim, este Amor é a Vida em nós e em tudo e só sentindo isto, verdadeiramente, nos salvaremos!

www.stum.com.br

A Espera








A Espera  
A Espera

:: Elisabeth Cavalcante ::

Um dos principais males que afligem o ser humano nos dias atuais é a ansiedade. Há um desespero predominante em querer realizar os desejos, de maneira instantânea.

Neste anseio pelas realizações, perdemos uma das maiores riquezas da vida que é o usufruir do momento presente. Isto acontece porque, ao longo do tempo, nos esquecemos de que somos parte indissociável da natureza e, por essa razão, o mais sensato seria que vivêssemos em perfeita sintonia com o ritmo dela.

Se conseguirmos paralisar por alguns instantes nossa ansiedade, e recordar como tudo na existência precisa de um tempo certo para germinar, gerar frutos e amadurecer, certamente nos libertaremos da angústia que é gerada pela necessidade de apressar o ritmo natural da vida.

Nosso ego não aceita ser contrariado em seus desejos, por esta razão, ele nos leva a agir de modo impulsivo, buscando fazer com a realidade se amolde à nossa vontade.

Quando isto não acontece, somos dominados ou pela revolta, ou pelo sentimento de vitimas e, rapidamente, buscamos dentro de nós um motivo qualquer que explique a razão pela qual estamos sendo punidos.

Se encontramos uma explicação, ela vem seguida pela culpa e nos atormentamos remoendo o arrependimento. Se não identificamos um motivo, aí então, culpamos Deus, outra pessoa ou qualquer circunstância externa por nosso sofrimento.

O fato é que raramente nosso ego assume que ele próprio afasta a realização de nossos objetivos, ao se deixar dominar pela urgência e pelo desespero.
Aprender a esperar é um dos maiores desafios da vida, mas é também o que pode nos proporcionar as mais valiosas lições, no que diz respeito ao crescimento interior, à maturidade e à sabedoria.

" Nós nos esquecemos de como esperar; este é um espaço quase abandonado. No entanto, ser capaz de esperar pelo momento certo é nosso maior tesouro. A existência inteira espera pelo momento certo. Até as árvores sabem disso - qual é o momento de florescer, e o de deixar que as folhas caiam, e de se erguerem nuas ao céu. Também nessa nudez elas são belas, esperando pela nova folhagem com grande confiança de que as folhas velhas tenham caído, e de que as folhas novas logo estarão chegando.

E as folhas novas começarão a crescer. Nós nos esquecemos de como é esperar: queremos tudo com pressa. Trata-se de uma grande perda para a humanidade...

Em silêncio e à espera, alguma coisa dentro de você vai crescendo - o seu autêntico ser. Um dia ele salta e se transforma numa labareda, e a sua personalidade inteira é estilhaçada: você é um novo homem. E esse novo homem conhece os sumos eternos da vida". 


Osho - Zen, The Diamond Thunderbolt.

original no site:  www.stum.com.br 

sábado, 21 de abril de 2012

Aceitação

Aceitação...

:: Rubia A. Dantés ::

A Aceitação é algo tão precioso que pode mudar completamente o rumo das nossas vidas... a começar pela aceitação das coisas que temos dentro de nós...
Sei que muitas vezes é difícil a gente perceber a que estamos resistindo, porque camuflamos tão bem coisas que aprendemos que não são boas, que só através do outro podemos nos enxergar...
Mas... outras vezes, negamos sentimentos que estão ali nos cutucando, tentando chamar nossa atenção, pedindo por liberação... Nessas horas, se não resistimos, e aceitamos olhar de frente... com cuidado e carinho pela gente mesmo, podemos liberar e ampliar nossas possibilidades, pois, a energia que gastamos tentando negar e esconder "a nossa sombra" se torna então disponível para ser usada para a nossa felicidade, e não contra ela...

Outro dia me vi assim diante de um sentimento desses...
Sabe quando você rola de um lado para o outro na cama, sem encontrar uma posição... pois é... era assim que eu estava quando notei que o que não encontrava posição era algum sentimento dentro de mim... algum incômodo ainda sem nome.
Muitas vezes, a gente tenta fugir dos sentimentos incômodos... tenta se distrair deles colocando alguma coisa no lugar... ou vai comer alguma coisa, ou ligar a televisão ou o computador, telefonar para alguém... geralmente, nosso primeiro impulso é fugir, fingindo que nem está percebendo que dentro de nós tem alguma coisa que não encontra lugar.

Podemos até, com muitos subterfúgios, evitar mais um tempo, seja lá o que for que quer vir à tona, mas, inevitavelmente, se não cuidarmos disso, esses sentimentos gerados por memórias passadas vão voltar.

Sabendo disso, naquele dia não me levantei e nem tentei negar o incômodo... permaneci quieta e nem busquei arrumar o travesseiro para encontrar uma posição mais confortável, porque sabia que o que não estava confortável era algo dentro de mim...
E assim foi que fiquei no silêncio me rendendo ao sentimento que fosse, que não era agradável, mas ao ser "aceito" se revelou com profundidade... e me levou a acessar uma cura dentro de mim.

A Aceitação está para mim na ordem do dia... desde aquela vivência que contei aqui onde aceitei "que não dava conta" de coisas que me cobrava ter que dar.... eu realmente mudei algo profundamente dentro de mim. Aceitei algo a que resistia aceitar, mas que não dava conta de fazer... e isso se mostrou na minha realidade como uma bênção... ao tirar esse peso das costas, voltei a desenhar mais e a mergulhar mais no que Amo fazer... e as imagens estão fluindo e me trazendo tanta alegria que sou muito grata...

Aceitar tudo que somos sem tentar negar nem esconder nada nos libera para a vida, e vamos percebendo que as coisas que resistimos a elas não desgrudam da gente, até que as aceitemos... e a partir daí nos liberamos, ao liberá-las.

Aceitar é um ato de coragem porque envolve abrir mão de toda resistência e controle... aceitar o que a vida tem para nos oferecer, mesmo que em embrulhos não tão bonitos, sempre se revelam como presentes...

Está sempre nas nossas mãos... Se resistimos à vida a vida resiste a nós... se aceitamos a vida nos sentimos aceitos e acolhidos por ela...


original no site 

http://www.stum.com.br/conteudo/c.asp?id=11994 

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Exercicios Edificantes


A sabedoria de Deus é tão maravilhosa que ainda não conseguimos compreendê-la totalmente.
Há pessoas e situações que são "colocadas" em nosso caminho como verdadeiros EXERCÍCIOS para nossa evolução.
Se conseguirmos parar para pensar, nos momentos de maior dificuldade, estamos sendo exercitados em:
PACIÊNCIA, TOLERÂNCIA, HUMILDADE, RESIGNAÇÃO, e AMOR INCONDICIONAL
A fim de vencermos em nós: ORGULHO, e o EGOÍSMO
Por isso esses momentos são chamados de "dificuldade", por que ainda não ultrapassamos esta grande barreira que está dentro de nós.
Como é difícil, mas, ao mesmo tempo, como é bom saber que temos mais um dia para EXERCITAR.
Tenhamos muita CONFIANÇA e FÉ.
Que Deus nos fortaleça a cada dia, nesta nossa importante missão de auto-burilamento e que possamos receber esta força através da mais poderosa ferramenta ao nosso alcance: A PRECE.


original em:  http://www.gotasdepaz.com.br